Maximo Ravenna - O Mestre da Dieta

segunda-feira, maio 02, 2011


Li essa reportagem e achei bacana compartilhar com vocês.

Há quase 20 anos, o médico Maximo Ravenna ajuda a exterminar os quilos a mais. Psicoterapeuta e especialista em transtornos alimentares, o argentino criou um método multidisciplinar para emagrecer baseado na reeducação alimentar e no trabalho psicológico, de modo que o paciente consiga controlar seus impulsos.Tudo isso sem apelar para medicamentos e cirurgias. 
O centro terapêutico que leva seu nome está presente em vários países, incluindo o Brasil. "Nosso tratamento não é uma dieta, e sim um plano de vida", diz.


Qual a fórmula para se manter magro?
Evitar alimentos com altos índices glicêmicos e ingerir proteínas e carboidratos não refinados. É importante saber qual alimento aciona o gatilho da compulsão, aquele que o paciente não consegue parar de comer. Cada um tem o seu. Também é preciso m astigar devagar para que o estômago tenha tempo de enviar ao cérebro a mensagem de saciedade.
No que consiste seu método?
Dividimos o tratamento num tripé: corte, medida e distância. Isso significa cortar os execessos, medir a quantidade ideal de comida e se distanciar dos alimentos que causam compulsão. O paciente é acompanhado por médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores, que auxiliam a diminuir também as condutas compulsivas, o sedentarismo e as queixas.

Como os cardápios são desenvolvidos?
Diabéticos, hipertensos, crianças, adolescentes, gestantes e pacientes em manutenção de peso têm cardápio que varia entre 800 e 1,3 mil calorias diárias. Em comum, todas as dietas são nutricionalmente completas, com proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos, como frutas e verduras.

O que provoca a obesidade?
A obesidade é uma doença neurofisiológica, com neutransmissores e condutas químicas centradas na saciedade do apetite. O problema maior é que o mundo está repleto de comidas tóxicas, preparadas pela engenharia alimentar para aumentar a compulsão. Sem falar no estresse diário e no sedentarismo.

Como se percebe que comer virou um impulso?
O principal alerta é quando o ato de comer deixa de ser pelo apetite ou pela necessidade fisiológica e passa a ser automático, tornando-se a válvula de escape para descarregar o estresse. Se for um carboidrato, como pão de queijo e chocolate, a compulsão é maior, pois você  não se sente satisfeito.

O que pensa sobre os medicamentos?
Têm muitas contraindicações. A sibutramina aumenta a hipertensão e a anfetamina pode causar distúrbios psíquicos. Mas os suplementos  alimentares são importantes porque repõem a perda de minerais, como potássio, magnésio e sódio.

Qual a quantidade de refeições para perder peso?
Quatro por dia. O ideal é café da manhã, almoço e jantar e, no máximo, uma fruta ou um café com leite no meio do dia. O prato serve como medida e a comida tem de ficar concentrada no centro dele. Para manter o peso, é permitido deixá-la um pouco além do meio. O prato cheio engorda.

Quando notam-se os primeiros resultados?
Nas primeiras 24 horas, é possível baixar a ansiedade. Em 48 horas, a fome diminui e, em 72 horas, dá para reduzir cerca de 1kg.
Por: Maria Clara Póvia - Elle Brasil abril 2011 / Fotos: Google




Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar nele, mas é uma pena que muita gente ainda queira emagrecer de outras formas, geralmente erradas né?
    Bjocas e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Super útil.
    Boa semana, Beijus.

    ResponderExcluir
  3. preciso desse medico AGORAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    ResponderExcluir
  4. Ola Nati,
    a joh voltou a blogsfera ehehehehe
    tou nessa da dieta..ahahaha
    e seguindo basicamente as regras desse doutor, mas eu escolho o que eu quero comer, nao fico me matando de nao posso isso , nao posso aquilo, levo numa boa...mas é claro que precisamos sim ter controle... e uma forma de fazer isso é nao comprar coisas que vc na precisa comer, se tem n oarmari oe na geladeira, a tentaçao é maior né? eehehhe
    um grande abraço

    J^^h agora A Coca

    ResponderExcluir
  5. socorro... preciso de uma reeducação alimentar urgente...rs
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Gostei Nati, pois estou numa reeducação alimentar e aqui tem excelentes dicas.

    Bjinhosssss

    ResponderExcluir
  7. Interessantíssimo este post!
    Bj bonita

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o post.
    A minha alimentação é muito boa, mas em algumas coisinhas preciso de uam reeducação alimentar!
    bjocas

    ResponderExcluir
  9. Ná, sabe que despois que vi na Record o homem mais obeso do mundo fiquei chocada!

    Desde segunda to tentando fazer a reeducação alimentar.

    Pq as vezes mesmo sendo magra a má alimentação acarreta outras coisas ruins, além de doenças tem flacidez, celulite, estria e tudo mais, credo!

    Entón... Vamos ver se consigo essa proeza rs.

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Vale a pena. Eu faço essa dieta e estou muito satisfeita.
    Parabéns para esse gênio.

    ResponderExcluir

Oiiii.... obrigada pelo comentário! Assim que der te respondo! hehe
beijosss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
^
Mundo NatiLopes © 2012 | Layout por Kakau com Limão